segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
domingo, 21 de fevereiro de 2016
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
Primeiro A350-1000 entra em produção
* Para garantir a produção dos A350-900, a Airbus adicionou três novas estações dedicadas à produção do protótipo da série -1000, permitindo uma maior flexibilização e otimização da linha de montagem.
* Atualmente, a estação 50, que está sendo empregada na produção do A350-1000, recebeu a seção dianteira da fuselagem e o trem de pouso do nariz. O próximo passo será a transferência do conjunto para a seção 40, onde serão instaladas as asas, trem de pouso principal, os suportes do motor e a seção traseira, incluindo o estabilizador vertical.
* O A350-1000 é o maior membro da família A350, possuindo 74 metros de comprimento e capacidade para até 366 passageiros. O modelo possui 181 pedidos firmes, oriundos de 10 empresas aéreas ao redor do mundo. A previsão é que o primeiro voo ocorra no final do ano, com as primeiras entregas ocorrendo no primeiro semestre de 2017.
Fonte: AEROMAGAZINE
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Maior empresa aérea do Irã encomenda 118 aviões com boicote aos EUA
* A Iran Air e a Airbus formalizaram um contrato firme para 118 aeronaves, incluindo doze A380. O acordo foi celebrado em visita oficial do presidente iraniano Hassan Rouhani a Paris, durante o encontro com o presidente francês François Hollande.
* Após quase quatro décadas de embargos, o Irã obteve um relaxamento das sanções com a União Europeia e os Estados Unidos, permitindo, assim, uma completa renovação da frota de aviação civil. Foram encomendados 73 widebodys e 45 narrowbody, sendo 27 A330ceo, 18 A330-900neo, 16 A350-100, 12 A380, 21 aeronaves da família A320ceo e outros 24 da família A320neo. Ainda assim, os iranianos preteriram o principal fabricante norte-americano, a Boeing.
* Paralelamente foram assinados acordos com a França para a modernização dos sistemas da aviação civil iraniana, como implementação e suporte à navegação (ATM), operação de aeroportos, assessoria nas redefinições das regulamentações do setor, treinamento técnico e acadêmico e cooperação em áreas de manutenção e reparo.
* O acordo com o Irã se torna histórico ao permitir que o país renove sua frota de aviões comerciais, ainda baseada em aeronaves dos anos 1970. Além disso, traz um alivio ao programa A380, que vinha acumulando mais de 20 meses sem novas encomendas.
Fonte: AEROMAGAZINE
Cessna entrega centésimo Citation M2
* A Cessna realizou a entrega do centésimo Cessna Citation M2, menos de dois anos depois de receber certificação da FAA (Federal Aviation Administration) dos Estados Unidos. O fabricante norte-americano, que pertence ao Grupo Textron, está preparando a entrega da aeronave para o próximo mês.
* Assim que entrou no mercado, em dezembro de 2013, o Citation M2 rapidamente se tornou o jato de negócios mais vendido em sua categoria. Um dos trunfos do avião é a combinação entre velocidade, alcance e carga útil, o que o torna uma opção para clientes em diversos tipos de missões ao redor do mundo.
* O Citation M2 é possui capacidade para até 7 pessoas e é equipado com a suíte de aviônicos Garmin G3000, com controle sensível ao toque. O modelo é impulsionado motores Williams FJ44-1AP-21 de 1.965lbf cada. Um dos diferenciais do motor é seu TBO (Time Between Overhaul) de 3.500 h. O M2 possui velocidade máxima de cruzeiro na ordem de 404 ktas e limite estrutural de mach 0.71.
Fonte: AEROMAGAZINE
Museu da TAM encerra as atividades?
* Fontes internas no Museu da TAM afirmam que a instituição encerrou suas atividades no último dia 29. Inaugurado em 2010, o museu conta com um acervo de 90 aeronaves, além da reserva técnica, assim como diversos itens que retratam a história da aviação no Brasil e no mundo.
Fruto do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro, o museu surgiu com a proposta de manter um importante acervo em plenas condições de voo. Entre as aeronaves expostas estão os icônicos Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair, Republic P-47 Thunderbolt, Messerschmitt Bf 109, MiG -21, Dassault Mirage III, Lockheed Constellation e Fokker 100.
*Com a escalada da crise econômica e política no Brasil, a Latam, principal mantenedora do museu, passou a registrar uma série de prejuízos e redução no número de passageiros transportados. Com custos mensais na ordem de R$ 300 mil, o museu se torna oneroso diante dos desafios impostos pelo país.
*Além disso, a Latam vem estudando utilizar o espaço dedicado ao museu como extensão das oficinais de manutenção. O sitio aeroportuário de São Carlos, no interior de São Paulo, abriga o principal centro de manutenção do grupo, podendo no futuro receber oficinas dedicadas aos novos Airbus A350 XWB e Boeing 787 Dreamliner.
*Nos últimos meses, o cofundador João Amaro e a curadoria do museu, ao lado de importantes membros da sociedade aeronáutica, vêm discutindo a transferência das instalações para o Campo de Marte, em São Paulo.
*O projeto conta com a simpatia do Comando da Aeronáutica, que estuda ceder parte da área que possui para a construção do edifício, que poderá abrigar todo o atual acervo e eventuais novas aeronaves incorporadas. Porém, a prefeitura de São Paulo se mostra relutante ao projeto. Um dos motivos é a disputa pela propriedade do terreno onde se encontra o aeroporto do Campos de Marte.
Fonte: AEROMAGAZINE
Swiss recebe primeiro Boeing 777-300ER
* Swiss International Air Lines recebeu seu primeiro Boeing 777-300ER. A empresa suíça iniciou um completo programa de renovação da frota incorporando os novos Triplo Sete, que gradativamente devem substituir os atuais Airbus A340-300 nos voos de longo curso.
*A chegada do novo avião ocorreu num clima de festa no aeroporto de Zurique, na Suíça, onde o 777-300ER foi saudado pelas equipes do aeroporto e recebida com aplausos por uma grande quantidade de entusiastas da aviação, assim como demais espectadores.
*O avião (HB-JNA) voou direto da fábrica da Boeing em Everett, no estado de Washington, Estados Unidos, para Zurique. A bordo do voo LX7771 estavam integrantes do conselho administrativo da empresa e demais convidados.
*O modelo foi configurado com 340 assentos, sendo oito na Primeira Classe, 62 na Classe Executiva e 270 na Classe Econômica. Seguindo a tendência mundial, a Swiss passará a oferecer internet a bordo do novo Boeing 777. Serão três opções de pacote de dados, com tarifas entre 9 e 39 francos suíços, para atender as várias necessidades dos clientes. Passageiros da Primeira Classe terão acesso gratuito aos primeiros 50 MB de dados. A estratégia é conquistar clientes que necessitam basicamente de acessar o correio eletrônico. Também é oferecido a possibilidade de uso de telefonia celular a bordo, incluindo envio de mensagens de SMS e dados. A companhia deverá testar a tecnologia de roaming ao longo dos próximos 12 meses.
*Os novos aviões deverão entrar em serviço gradativamente nas principais rotas intercontinentais da companhia a partir do início do Horário de Verão na Suíça. A primeira rota atendida com o 777-300ER será Hong Kong, seguida por Bangkok, Los Angeles, São Francisco, São Paulo (a partir de 02 de agosto) e Tel Aviv.
*No mesmo dia a SWISS revelou três novos lounge no Aeroporto de Zurique. Em uma cerimônia formal foram apresentados os novos lounges First Class, Senator e Business Class, no Terminal E.
Fonte: AEROMAGAZINE
Novo avião da Boeing realiza primeiro voo
* O primeiro protótipo do novo Boeing 737 MAX 8 acaba de realizar seu primeiro voo. A decolagem inaugural na tarde desta sexta-feira acontece pouco mais de um mês após a apresentação da aeronave. O 737 MAX é a mais nova geração da consagrada família 737, que iniciou sua carreira em 1968. Atualmente, sua terceira geração, o 737 Next Generation, lançada nos anos 1990, continua sendo uma das mais vendidas do mundo. A Gol é uma das principais operadoras do 737.
* A série MAX recebeu uma série de melhorias como os motores LEAP-1B da CFM International, winglets (nas pontas das asas) redesenhados e outras melhorias aerodinâmicas. O 737 MAX promete ser uma aeronave mais eficiente, confiável e confortável do que jatos de corredor único petencentes a gerações atuais. O 737 MAX 8 é o primeiro membro da nova família de aeronaves de corredor único da Boeing, composta também pelo 737 MAX 7, MAX 8, MAX 200 e MAX 9, a ser produzido. O primeiro avião da nova família recebeu a atual pintura da Boeing, mas ganhou um tom especial em azul-esverdeado. A previsão da Boeing é que o 737 MAX substituía gradativamente os atuais 737 NG.
* Segundo o fabricante norte-americano, o programa cumpre com rigor o cronograma definido há mais de quatro anos. A Boeing espera apresentar em breve também o segundo e o terceiro protótipos do 737 MAX 8, que estão em fase final de montagem e participarão dos testes em voo. O quarto (e último) avião está em fase de submontagem. A expectativa é que a primeira aeronave seja entregue à norte-americana Southwest Airlines no terceiro trimestre de 2017. A família 737 MAX tem quase 3.000 encomendas, de 60 clientes do mundo todo, incluindo a Gol.
Fonte: AEROMAGAZINE
Jackie Chan recebe novo jato executivo da Embraer
* O astro de Hollywood e empresário chinês Jackie Chan recebeu seu primeiro Embraer Legacy 500. A entrega ocorrer em Tianjin, na China. O ator se tornou o embaixador da Embraer na Ásia em 2011, atuando como principal garoto propaganda dos jatos brasileiros. Ainda que a China possua grandes restrições à compra de aviões de negócios, Chan se tornou o primeiro cliente do país asiático a adquirir o modelo.
* O Legacy 500 é seu segundo avião. Em 2012, ele esteve no Brasil para receber um Legacy 650, maior, com capacidade para 14 passageiros, que é usado por ele e por sua equipe em viagens intercontinentais.
* O Legacy 500 é o primeiro avião de negócios de médio porte (midsize) a contar com controle de voo digital, com tecnologia fly-by-wire completa, o que reduz significativamente o peso da aeronave ao substituir sistemas hidráulicos complexos por uma rede de cabos, assim como aumenta a segurança do voo. O avião possui capacidade para até 12 passageiros, sendo também o avião mais rápido da sua classe, oferecendo um cruzeiro de alta velocidade de Mach 0.82, podendo ainda operar em pistas curtas.
Fonte: AEROMAGAZINE
Assinar:
Postagens (Atom)
Latam recontrata 750 tripulantes e prevê quase 100% da oferta doméstica.
A Latam Airlines Brasil se prepara para aumentar a oferta de voos domésticos, acompanhando a retomada da economia, mesmo que, na avali...
-
NOVA YORK – A malha aérea no Nordeste sofreu modificações ao longo dos últimos meses, fato que afetou diretamente o número de desembarques ...
-
* Airbus anunciou que obteve dois novos contratos para o A380, para um cliente não revelado. O modelo vem sofrendo a resistência do me...
-
* A Emirates anunciou hoje o lançamento do voo direto mais longo do mundo na rota Dubai-Cidade do Panamá. Com previsão de lançamento em ...