sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aroldo Schultz será palestrante na 41.ª ABAV


** A Schultz Turismo participará da 41.ª ABAV – Feira de Turismo das Américas em São Paulo, realizada pela ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) entre os dias 4 e 8 de setembro, no Centro de Exposições Anhembi.

** Além de um estande que terá uma moto Harley-Davidson, a Schultz será representada pelo seu presidente, Aroldo Schultz, que ministrará uma palestra durante o evento, com duração de até 50 minutos, incluindo tempo para perguntas e debates.

** A palestra “Chega de hipocrisia no turismo, o mundo mudou!” será apresentada no dia 4 às 16h, na sala 9 da Vila do Saber, na qual Aroldo comentará sobre a evolução do setor e as diferenças do perfil de cada categoria na cadeia do turismo. Segundo Aroldo, sua intenção é diminuir a hipocrisia que cerca o setor e ajudar no seu fortalecimento. “Antes existiam operadoras puras, que operavam e não vendiam ao consumidor, bem como agências puras, que só vendiam pacotes criados por operadoras. Hoje, isso é raro.”
Ainda de acordo com o presidente, o trade turístico precisa da união das entidades, para se fortalecer, incluindo operadoras e agências de viagem. “Depois das passeatas que tivemos, o Brasil acordou e eu também; vivo do turismo e da força das agências de viagem e me sinto na obrigação de discutir este tema.” 

Fonte: SOU AGENTE DE VIAGENS

REVITALIZAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS

***  A  empresa também anunciou que vai investir R$ 69 milhões na revitalização do atual terminal de passageiros do aeroporto. As intervenções, iniciadas em agosto deste ano, devem ser concluídas no primeiro trimestre do ano que vem. Entre as obras, está a ampliação dos sanitários e das áreas de embarque, que passarão de 2.396 m² para 5.814 m². Além disso, serão feitas obras complementares no Módulo Operacional Provisório (MOP), com a instalação de novas esteiras de bagagem. Já na área externa do Aeroporto de Viracopos também foram iniciadas as obras de implantação de uma passarela de 600 metros de extensão que ligará os bolsões de estacionamento ao terminal de passageiros.



Aviação demandará um milhão de pilotos e técnicos

* Mais de um milhão de pilotos e técnicos é a demanda prevista pela Boeing para a aviação comercial, em todo o planeta, nas próximas duas décadas, considerando o volume de aeronaves encomendadas junto à fabricante norte-americana. Ontem, a Boeing apresentou o estudo 2013 Pilot and Technician Outlook, em Miami. Segundo o estudo, em 2032 serão necessários mais 498 mil pilotos na aviação comercial e outros 556 mil técnicos em manutenção para companhias aéreas. 

* “A demanda emergencial por mão de obra competente é uma característica global e muito concreta”, disse a vice-presidente da Boeing Flight Services, Sherry Carbary. “A chave para preencher essa lacuna é enfatizar nosso treinamento nas mais modernas tecnologias para atrair e reter jovens interessados em carreiras na aviação.” Regionalmente, a demanda por pilotos e técnicos aparece assim dividida: 


♣♣ América Latina – 48,6 mil pilotos e 47,6 mil técnicos

♣♣ América do Norte – 85,7 mil pilotos e 97,9 mil técnicos

♣♣ Europa – 99,7 mil pilotos e 108,2 mil técnicos

♣♣ Ásia e Pacífico – 192,3 mil pilotos e 215,3 mil técnicos

♣♣ Oriente Médio – 40 mil pilotos e 53,1 mil técnicos

♣♣ África – 16,5 mil pilotos e 15,9 mil técnicos.

AA amplia frequência entre Recife e Miami (EUA)

** NOVA YORK – Com um voo direto entre Recife e Miami (Estados Unidos) desde novembro de 2012, a American Airlines decidiu ampliar o número de frequências semanais entre os dois destinos. A partir do dia 21 de novembro deste ano, a companhia passará a disponibilizar de cinco para seis frequências.

* O gerente regional de Vendas da companhia, Alexandre Cavalcanti, afirma que a intenção da American era fazer operação diária, porém não há equipamentos disponíveis. “Recife respondeu muito bem nossa proposta e é o mercado que mais cresce percentualmente para nós no Brasil.” Cavalcanti diz que a ocupação média dos voos nesta rota, operados por um B757, é superior a 80%, o que motivou a companhia a incluir mais uma opção semanal. “Vale a pena ressaltar que, com inclusão do 6º voo, teremos mais 168 assentos disponíveis.”

* PARA PERNAMBUCANO VER
   O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, ressalta que o anúncio da American Airlines é fruto de um trabalho feito pelo Estado, com a Secretaria de Turismo e a Empetur, presidida por André Correia. “Lutamos para conseguir um voo direto [antes, era uma operação partilhada com Salvador, que passou a ser duas independentes]. Quando conquistamos, tínhamos taxas de ocupação inferiores às de Salvador, mas conforme passou o tempo, realizamos um forte trabalho de divulgação e, hoje, temos índices melhores.”

* Feitosa diz que Pernambuco – Secretaria e Empetur – trabalharão para conquistar três novos objetivos: um voo diário para Miami; troca do equipamento entre Recife e Miami, que disponibilizaria maior oferta de assentos; e um voo para Nova York.

* No início da operação que a American mantém para Recife, a proporção era 90% de brasileiros e 10% de americanos. Este número agora está com 70% de brasileiros e 30% de americanos.


Fonte: PANROTAS, por:  Biaphra Galeno 

Copa Airlines aumenta oferta a taxas de dois dígitos

* O presidente da Copa Airlines, Pedro Heilbron, esteve no Brasil para reuniões de negócios, que incluiram visitas às agências de viagens e operadores de turismo – canal que representa 70% das vendas da companhia no País. No hotel Renaissance, em São Paulo, ele recebeu a imprensa na tarde de hoje e falou sobre investimentos no mercado brasileiro, novos voos, alta do petróleo e a economia no País. A aérea tem voos que partem de sete cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Manaus e Recife.

Estratégia
De acordo com Heilbron, toda estratégia da companhia aérea gira em torno do terminal Cidade do Panamá. “Todo o nosso desempenho esta em torno do hub. O aeroporto [Cidade do Panamá] está em expansão e isso significa que vamos continuar nos desenvolvendo. Nos últimos três anos, demos mais atenção para o Brasil e a América do Sul”, explica.

Mercado e economia brasileira
Em nível global, a Copa Airlines aumentou sua oferta em 22% em 2011. O índice voltou a crescer dois dígitos no ano passado, com incremento de 24%. Segundo Heilbron, a média de crescimento deste ano está em 14%. Em relação à economia brasileira, de acordo com o presidente, ainda não “afetou tanto a companhia. Mas óbvio que nos preocupamos quando uma economia de um país não vai bem. No entanto, acreditamos no potencial que o Brasil tem e confiamos nesse mercado. Nossos voos desde/para o Brasil estão cheios. Por enquanto, não vamos agregar novos voos. Mas a médio prazo, sim [novas rotas no País]. Já que não temos novos voos, temos que deixar os que já existem cheios”, explica. O País representa 15% dos negócios da empresa.

Petróleo
Em relação ao preço alto do petróleo, Heilbron diz que a empresa estuda uma maneira de que o “alto custo não tenha tanto impacto nos resultados da companhia. Não temos como controlar. As compras são feita antecipadamente. Temos ainda um estoque de 30% do que precisamos para este ano, que compramos com preços mais baratos”. 

Copa do Mundo
Similar ao que aconteceu na semana da Jornada Mundial da Juventude, no mês passado, no Rio de Janeiro, a Copa Airlines tem a intenção de aumentar o número de voos para as cidades brasileiras durante a Copa do Mundo 2014. “Há interesse, mas ainda estamos analisando. Isso vai depender também de que seleção vai jogar em cada cidade”, disse. O sorteio de chaves do Mundial será em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe (BA).

Nichos
“Não nos concentramos em apenas um nicho. A característica da Copa Airlines é de viajantes de negócios, o que representa cerca de 40% dos passageiros. Turistas que visitam as famílias e turismo de lazer representam os outros 60%”, completa o presidente.

Fonte: PANROTAS, por: Savia Reis 

Recife e Teresina registram alta nos desembarques de julho

NOVA YORK – A malha aérea no Nordeste sofreu modificações ao longo dos últimos meses, fato que afetou diretamente o número de desembarques domésticos da região. Entre os aeroportos com movimentação acima de 100 mil passageiros por mês, Recife e Teresina foram os únicos que apresentaram alta em julho, se comparados os números com o mesmo mês do ano passado.

* De acordo com a Infraero, em julho de 2012, Recife recebeu 567.178 passageiros, ao passo que no mesmo mês deste ano, o número foi para 620.669 – alta de 9,43%. Em relação aos voos internacionais, no acumulado janeiro/julho de 2013, foram 118.933 passageiros, alta de 20,3%. Teresina, por sua vez, recebeu em julho do ano passado 100.938, e, em julho deste ano, 108.912 – alta de 7,9%. Confiram abaixo os números de outros aeroportos que receberam mais de 100 mil passageiros por mês (no comparativo com julho de 2012):

- Fortaleza: de 576.342 para 552.458 (queda de 4,14%)
- João Pessoa: de 125.321 para 118.489 (queda de 5,45%)
- Natal: de 237.513 para 202.590 (queda de 14,7%)
- Aracaju: de 136.669 para 118.301 (queda de 13,44%)
- Maceió: de 148.590 para 145.283 (queda de 2,23%)
- Salvador: de 782.162 para 406.890 (queda de 47,98%).

* Em relação aos desembarques internacionais (no acumulado entre janeiro/julho), Salvador registrou alta de 5,93%, com 198.136 desembarques, assim como Fortaleza (118.676, +6,97%) e Maceió (7.695, +47,67%). Natal teve redução de 10,16%, com 56.625 desembarques.

* Os resultados obtidos por Recife fez com que a American Airlines, que mantém cinco voos semanais entre a cidade e Miami, anunciasse a inclusão de mais uma frequência em novembro deste ano.


Fonte: PANROTAS, por: Biaphra Galeno

Viracopos (SP) será 1º aeroporto com asfalto modificado

* O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, será o primeiro no Brasil a receber asfalto altamente modificado. O material, que será utilizado na área de taxiamento do novo terminal de passageiros, já é utilizado em grandes aeroportos como Heathrow (Inglaterra), Frankfurt (Alemanha), Schipol (Holanda), Hong Kong (China), Dubai e Abu Dhabi (Emirados Árabes).

* Com o novo material utilizado, o aeroporto campineiro espera reduzir a deformação permanente, a formação de trincas, os danos causados por envelhecimento e fatores ambientais extremos e os custos de manutenção. Além disso, o asfalto modificado pode estender a vida útil dos pavimentos e facilita a aplicação das misturas.

* A implantação do asfalto altamente modificado ficará a cargo da Kraton Polymers que, ao lado da Aeroportos Brasil Viracopos, fará a apresentação oficial do projeto amanhã, às 14h30, no auditório de Viracopos.


Fonte: PANROTAS, por: Rafael Carreira

Latam recontrata 750 tripulantes e prevê quase 100% da oferta doméstica.

      A Latam Airlines Brasil se prepara para aumentar a oferta de voos domésticos, acompanhando a retomada da economia, mesmo que, na avali...