* A Embraer anunciou a entrega de 58 jatos no segundo trimestre do ano, dos quais 29 para a aviação comercial e outros 29 para a executiva – no ano passado, no mesmo período, foram entregues 51 aeronaves. Na aviação comercial foram 16 jatos modelo E175, oito E190 e cinco E195. Na executiva foram 22 jatos leves e sete jatos grandes.
* Como destaque do trimestre, a Embraer menciona em comunicado o início das entregas do E175 com melhorias aerodinâmicas para Republic Airways, Sky West e United Airlines. “Devido à otimização de sistemas, aos refinamentos aerodinâmicos e à introdução de uma nova ponta de asa (wingtip), o novo modelo reduziu o consumo de combustível em 6,4% em relação ao E175 original, tornando seu custo operacional significativamente mais baixo”, explica o documento. Em 30 de junho, a carteira de pedidos firmes a entregar somava 1,4 mil ao custo de US$ 18,1 bilhões.
PREVISÃO
* A Embraer estima que, para o período entre 2014 e 2033, o mercado demandará 6,2 mil jatos com capacidade entre 70 e 130 assentos – 2,3 mil de 70 a 90 lugares e 3,9 mil, de 90 a 130. A empresa acredita que a substituição de aeronaves antigas representará 56% das novas entregas e os 44% restantes serão relacionados ao crescimento do mercado. A frota mundial de jatos com até 130 assentos, ainda segundo perspectiva da companhia, aumentará de 3,8 mil em 2013 para 6,5 mil em 2033. O valor de todas essas entregas é de aproximadamente US$ 300 bilhões (preço de lista).
* Confira o ranking das regiões que mais demandarão jatos de 70 a 130 assentos entre este ano e 2033, segundo a Embraer:
. Europa: 1,1 mil – 18%
. China: 1 mil – 17%
. América Latina: 700 – 11%
. Ásia-Pacífico: 520 – 8%
. CEI: 380 – 6%
. Oriente Médio: 250 – 4%
. África: 230 - 4%
Fonte: PANROTAS, por Alex Souza
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