* A Aviation Partners Boeing anunciou que FAA (Federal Aviation Administration) concedeu o certificado de tipo suplementar para o emprego do SSW (Split Scimitar Winglet) para os atuais BBJ e demais 737-700 em uso.
* O novo winglet desenvolvido para o programa Boeing 737 MAX se diferente dos atuais blended winglet utilizados amplamente na família 737 NG, por seus refinamentos aerodinâmicos, que contribuem para uma redução entre 2,2% e 3% no consumo de combustível. Com isso, muitos operadores podem remover o oitavo tanque ventral, que além de reduzir o peso, permite aumentar a capacidade do avião, mesmo carregando menos combustível. Mesmo sem o oitavo tanque o alcance é ampliado em até 200 nm com o uso do SSW. O novo winglet se difere visualmente dos demais blended winglet por contar com duas aletas aerodinâmicas, além de um perfil mais acentuado e maior comprimento.
* O novo dispositivo pode ser instalado em qualquer Boeing 737 NG, exigindo apenas algumas modificações estruturais, como reforço do ponto de fixação, incluindo um lastro de 54 kg e calibração do aileron. Segundo a Boeing, o peso total do conjunto é de 98 kg.
* Atualmente a Aviation Partners Boeing possui encomendas para mais de 1.700 aeronaves, incluindo modelos 737 NG, BBJ, BBJ2, BBJ3 e versões executivas do Boeing 757 e 767. Recentemente um BBJ da Washington Corporation (N162WC) se tornou o primeiro Boeing 737-700IGW a ser equipado com o novo dispositivo aerodinâmico.
Fonte: AERO MAGAZINE
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