* A Dassault Aviation realizou o roll out do Falcon 5X em suas instalações em Bordeaux-Mérignac. O avião foi apresentando diante de um público de 400 pessoas, formado por clientes, operadores da família Falcon, fornecedores e representantes das autoridades certificadoras.
* O Falcon 5X foi lançado durante a edição de 2013 da NBAA (National Business Aviation Association Convention) com o objetivo de se tornar referência no segmento de longo alcance e cabine larga. “Os clientes já responderam à nova aeronave com entusiasmo e esperamos que ele [5X] se torne tão popular quanto o 7X” comentou Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation.
* O novo avião conta com alcance de 5,200 nm (9.630 km) o que permite voar sem escalas entre as principais cidades do mundo. O Falcon 5X possui desempenho que o torna capaz de operar na maioria dos aeroportos existentes. Com uma velocidade de aproximação de apenas 105 nós, faixa próxima de muitos turbo-hélices, o Falcon 5X possui uma performance praticamente única entre todos os aviões de cabine larga do mercado.
* O projeto conta com um novo desenho de asa, com perfil ultra eficiente e sistema de controle de voo digital, similar ao existente nos caças Rafale, assim como uma suíte de aviônicos no estado da arte. A suíte EASy presente no Falcon 5X é uma evolução do projeto atual, que conta com novos recursos e melhor desempenho.
* Os motores Snecma Silvercrest prometem oferecer um consumo até 15% menor, em relação aos atuais motores que equipam versões similares no mercado.
* O primeiro Falcon 5X teve seus sistemas ligados no último outono (hemisfério norte) e iniciou os ensaios em solo. Outras duas aeronaves estão envolvidas nos testes estáticos e de fadiga, enquanto os motores vêm sendo amplamente testados nos bancos de prova da Snecma.
* A previsão da Dassault é que o primeiro voo ocorra quatro próximos meses.
Fonte: AERO MAGAZINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário